O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 57 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 8,5 milhões de exemplares no total.

Consulte online as edições anteriores do Boletim Salesiano na plataforma Issuu.

Carregue aqui

Nesta edição do Boletim Salesiano…

Em 2019 os Salesianos de todo o mundo irão reunir em Capítulo nas várias Províncias em preparação do Capítulo Geral 28 que quer refletir sobre o perfil do Salesiano para os Jovens de hoje. O Boletim Salesiano irá recordar nas capas das seis edições do ano Grandes Salesianos que serão também inspiração para essa reflexão. Na edição de Janeiro/Fevereiro o primeiro salesiano, o Beato Pe. Miguel Rua, “timoneiro de uma formidável expansão da missão salesiana” como escreve o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça no editorial desta edição.

Começamos um novo ano com novas secções no Boletim Salesiano: Salesianos, Papa e Igreja, Salesianos e Leigos, Histórias para contar aos mais novos e a Entrevista a um Salesiano. A primeira entrevista é com o Pe. José Cordeiro, Diretor dos Salesianos do Porto, e uma reportagem em vídeo nos Salesianos do Porto.

Para ler ainda o Em Foco sobre os 25 anos do Musicentro de Lisboa, notícias nacionais e internacionais da Família Salesiana e do mundo Salesiano. 

logo_boletimsalesiano

BS em Portugal

Em Fevereiro de 1902 o Boletim Salesiano, que já se publicava em vá­rias línguas além da italiana, começou também a ser editado em português, com a redação e admi­nistração em Turim e destinado a Portugal e ao Brasil.

A apresentação-abertura do primeiro número era feita pelo superior-geral, Padre Miguel Rua, nestes termos: "Beneméritos Cooperadores e Coopera­doras, é com a maior satisfação que venho anun­ciar-vos a publicação do Boletim Salesiano no vos­so belo idioma. O Boletim Salesiano que já saía em língua italiana, francesa, espanhola, inglesa, po­laca e alemã, impunha-se que saísse também em língua portuguesa, pelo aumento consolador dos amigos da obra de Dom Bosco, que falam a har­moniosa língua de Vieira e Camões, e pelo desen­volvimento extraordinário das instituições em Por­tugal e no Brasil.... O Boletim mostrar-vos-á o extenso campo da atividade dos salesianos..., e vós gostareis de saber alguma coisa do bem por eles realizado com o vosso apoio".

De acordo com a recomenda­ção de Dom Bosco em não cir­cunscrever o envio do Boletim ao círculo da Família Salesiana, o 1.° número da edição portuguesa fazia este apelo: "Pedimos enca­recidamente aos nossos coope­radores que propaguem o Bole­tim Salesiano em língua portu­guesa entre as pessoas das suas relações" e que sejam de algum modo sensíveis à missão de Dom Bosco.

Pe. Amador Anjos, SDB

boletim-salesiano-2017
boletim-salesiano-20178605cdee7be36901a482ff0000eeae28
tipografia_salesianos
Boletim Salesiano Revista da Família Salesiana

Publicação Bimestral
Registo na ERC n.º 100311
Depósito Legal 810/94
Empresa Editorial n.º 202574

Diretor: Joaquim Antunes
Conselho de Redação: Ana Carvalho, Basílio Gonçalves, João de Brito Carvalho, Joaquim Antunes, Pedrosa Ferreira, Raquel Fragata, Simão Cruz
Propriedade: Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Corporação Missionária 
Edição, Direção e Administração: Edições Salesianas 

Redação: Rua Saraiva de Carvalho, 275, 1399-020 Lisboa
Tel.: 21 090 06 00, Fax: 21 396 64 72
boletim.salesiano@salesianos.pt
Estatuto Editorial
O Boletim Salesiano é propriedade da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Corporação Missionária. 
O Boletim Salesiano é uma revista bimestral sobre a realidade das várias obras salesianas existentes em Portugal e no mundo, os acontecimentos sociais e eclesiais do País e também os que, acontecendo além fronteiras, respeitam à vida dos portugueses e à Família Salesiana. 
O Boletim Salesiano divulga temáticas e programas de iniciativas sociais e eclesiais com impacto na sociedade portuguesa. 
O Boletim Salesiano defende, pela informação e por artigos de opinião, os direitos do homem e a dignidade da pessoa humana. 
O Boletim Salesiano compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores. 
O Boletim Salesiano é membro da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.