O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 66 edições e 31 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 8,5 milhões de exemplares no total.

 BoletimSalesiano_578_JanFev2020

Consulte online as edições anteriores do Boletim Salesiano na plataforma Issuu.

Carregue aqui

Nesta edição do Boletim Salesiano…

Começamos um novo ano com o foco no Capítulo Geral 28, reunião magna da Congregação Salesiana que vai juntar em Turim, entre os meses de fevereiro e abril, salesianos de todo o mundo para refletir e definir o perfil do Salesiano para a juventude de hoje. Esta assembleia vai também eleger o Reitor-Mor, superior da Congregação, e o seu Conselho-Geral. Este Capítulo vai acontecer em Valdocco, “lugar santo salesiano” onde Dom Bosco viveu e fundou a Congregação.

Nesta edição destaque para os 125 anos da presença salesiana em Portugal, o Congresso de Maria Auxiliadora, que teve lugar em Buenos Aires, na Argentina, a vida do salesiano Pe. Arturo Lorini contada nas páginas das Missões, e a estreia da nova série de entrevistas a Antigos Alunos Salesianos. Carlos Oliveira, antigo aluno das Oficinas de São José, é o primeiro entrevistado. Pode ver a entrevista em vídeo aqui.

Para ler ainda o editorial do Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, a mensagem aos leitores do Boletim Salesiano do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, notícias nacionais e internacionais da Família Salesiana e do Mundo Salesiano. 

logo_boletimsalesiano

BS em Portugal

Em Fevereiro de 1902 o Boletim Salesiano, que já se publicava em vá­rias línguas além da italiana, começou também a ser editado em português, com a redação e admi­nistração em Turim e destinado a Portugal e ao Brasil.

A apresentação-abertura do primeiro número era feita pelo superior-geral, Padre Miguel Rua, nestes termos: "Beneméritos Cooperadores e Coopera­doras, é com a maior satisfação que venho anun­ciar-vos a publicação do Boletim Salesiano no vos­so belo idioma. O Boletim Salesiano que já saía em língua italiana, francesa, espanhola, inglesa, po­laca e alemã, impunha-se que saísse também em língua portuguesa, pelo aumento consolador dos amigos da obra de Dom Bosco, que falam a har­moniosa língua de Vieira e Camões, e pelo desen­volvimento extraordinário das instituições em Por­tugal e no Brasil.... O Boletim mostrar-vos-á o extenso campo da atividade dos salesianos..., e vós gostareis de saber alguma coisa do bem por eles realizado com o vosso apoio".

De acordo com a recomenda­ção de Dom Bosco em não cir­cunscrever o envio do Boletim ao círculo da Família Salesiana, o 1.° número da edição portuguesa fazia este apelo: "Pedimos enca­recidamente aos nossos coope­radores que propaguem o Bole­tim Salesiano em língua portu­guesa entre as pessoas das suas relações" e que sejam de algum modo sensíveis à missão de Dom Bosco.

Pe. Amador Anjos, SDB

boletim-salesiano-2017
boletim-salesiano-20178605cdee7be36901a482ff0000eeae28
tipografia_salesianos
Boletim Salesiano Revista da Família Salesiana

Publicação Bimestral
Registo na ERC n.º 100311
Depósito Legal 810/94
Empresa Editorial n.º 202574

Diretor: Joaquim Antunes
Conselho de Redação: Ana Carvalho, Basílio Gonçalves, João de Brito Carvalho, Joaquim Antunes, Pedrosa Ferreira, Raquel Fragata, Simão Cruz
Propriedade: Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Corporação Missionária 
Edição, Direção e Administração: Edições Salesianas 

Redação: Rua Saraiva de Carvalho, 275, 1399-020 Lisboa
Tel.: 21 090 06 00, Fax: 21 396 64 72
boletim.salesiano@salesianos.pt
Estatuto Editorial
O Boletim Salesiano é propriedade da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Corporação Missionária. 
O Boletim Salesiano é uma revista bimestral sobre a realidade das várias obras salesianas existentes em Portugal e no mundo, os acontecimentos sociais e eclesiais do País e também os que, acontecendo além fronteiras, respeitam à vida dos portugueses e à Família Salesiana. 
O Boletim Salesiano divulga temáticas e programas de iniciativas sociais e eclesiais com impacto na sociedade portuguesa. 
O Boletim Salesiano defende, pela informação e por artigos de opinião, os direitos do homem e a dignidade da pessoa humana. 
O Boletim Salesiano compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores. 
O Boletim Salesiano é membro da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.