Evangelização

Vocações, Paróquias, Missões

A animação vocacional é transversal em toda a missão evangelizadora dos salesianos, realizada sobretudo nos meios em que se inserem diretamente, e é a garantia de uma educação bem sucedida. Com ela ajudamos os jovens a descobrir, aceitar e desenvolver o dom da vocação laical, consagrada ou sacerdotal. Fiéis ao modelo de S. João Bosco, que procurou continuadores para a sua obra entre os jovens do Oratório e das escolas por ele fundadas, os salesianos continuam também hoje a fazer a mesma proposta aos jovens que queiram fazer a mesma opção. Ser Salesiano é seguir as pegadas de Jesus, comprometer-se a ter Deus como único Pai, procurando e obedecendo à Sua vontade (voto de obediência); ter Deus como único Bem, sendo desprendidos e capazes de partilhar (voto de pobreza); ter Deus como único Amor, vivendo entregue aos outros (voto de castidade).  
Em Portugal há 14 paróquias confiadas ao cuidado pastoral dos Salesianos, nas quais servem o Povo de Deus com solicitude, enriquecendo-as com o que é específico do carisma salesiano.
Outro campo de evangelização em que se empenham os salesianos são as missões ad gentes. Dom Bosco desde a infância cultivou o ideal missionário, organizou a primeira expedição missionária em 1875, dando origem às Missões Salesianas. Um primeiro grupo de dez missionários saiu de Turim em 11 de Novembro de 1875 com destino à Patagónia, na Argentina. Desde então o seu exemplo foi imitado por muitos membros da Congregação Salesiana, que optaram por realizar a sua ação educativo-pastoral nos países menos desenvolvidos.