Notícias

Escolas Salesianas de Portugal e Cabo Verde festejam a Santidade

PPSS | nov 16, 2018

Por altura da Solenidade de Todos os Santos, as casas salesianas de Portugal e Cabo Verde festejam a Santidade Juvenil Salesiana.

santidade-2018-funchal-2

Ao longo dos 176 anos da Congregação, o carisma salesiano produziu diversas figuras que a Igreja honra pela sua santidade, entre elas vários jovens: Domingos Sávio, Laura Vicuña e Zeferino Namuncurà, e vários jovens exemplares como Miguel Magone, Francisco Besucco e o português Fernando Caló, aluno das Oficinas de S. José de Lisboa. Por altura da Solenidade de Todos os Santos, no início do mês de novembro, as casas salesianas de Portugal e Cabo Verde festejam a Santidade Juvenil Salesiana com dias diferentes e especiais no calendário habitual.



santidade-2018-manique-2

santidade-2018-manique-w

Em Manique a Festa realizou-se no dia 24 de outubro, em família, com toda a Comunidade Educativa. Na celebração da Eucaristia foram relembrados vários exemplos de santidade do passado e do presente. Durante a manhã, entre gincanas, jogos tradicionais e  inter-turmas de Futebol e Basquetebol desportivas, reinou o entusiasmo e a boa disposição, permitindo aos alunos e professores conviverem num ambiente diferente do contexto de sala de aula.



santidade-2018-estoril

No dia 24 de outubro toda a Comunidade Educativo-Pastoral dos Salesianos do Estoril recordou a vida de jovens que viveram os valores cristãos e que são modelo de santidade. Por ciclo, os alunos e educadores celebraram Eucaristia. Na missa, cada turma apresentou através de um símbolo a forma como quer caminhar em grupo, de acordo com o lema: “Segue-me! Estou contigo”. Durante todo o dia a comunidade pôde participar em diversas atividades promovidas pelos vários departamentos disciplinares: desenho ao ar livre, origami, jogos desportivos, tour botânico das árvores, artes plásticas, exposição dos Direitos Humanos… que ajudaram a manter viva a alegria e o convívio no pátio da escola.



santidade-2018-lisboa-w

santidade-2018-lisboa-2

Nos Salesianos de Lisboa, onde a festa ocorreu no dia 26 de outubro, o dia começou com a Eucaristia. Os alunos finalistas prepararam muitas animações: experiências científicas, observações ao microscópio, projeções de filmes, momentos de leitura, brincadeira e jogos, e uma exposição sobre “Jovens Santos”.



santidade-2018-porto-2-w

santidade-2018-porto

No Porto o dia 6 de novembro começou com a Eucaristia, presidida pelo diretor, Pe. José Cordeiro; de seguida decorreram as finais dos torneios de futsal, duplas de voleibol e basquetebol 3x3; de tarde realizou-se uma gincana de jogos tradicionais, coordenada pelos alunos finalistas e terminou com o magusto no bar da escola que, devido ao mau tempo, não teve a tradicional fogueira no pátio.



santidade-2018-cabo-verde

santidade-2018-cabo-verde-2-w

Em S. Vicente, Cabo Verde, no dia 9 de novembro foram celebradas cinco Eucaristias com os alunos dos vários ciclos, professores e auxiliares de educação. À noite desse mesmo dia houve a Gala Domingos Sávio no salão cultural da escola para premiar os melhores alunos do ano anterior, do 4.º ao 12.º ano. A nível desportivo foram organizados dois torneios: um de futebol e outro de basquetebol pelo Diácono Francisco Almendra.



santidade-2018-funchal

No dia 13 de novembro, terça-feira, foi a vez de na escola dos Salesianos do Funchal se festejar a Santidade Juvenil. Em ambiente festivo, no Complexo Desportivo de Água de Pena, celebrou-se a Eucaristia, durante a qual foi feito o convite a acreditar que, com a ajuda de Jesus e Maria, é possível alcançar a santidade. De seguida decorreram os jogos que contaram com a diversão e a boa disposição entre alunos e educadores. Etapa por etapa, cada turma, foi conhecendo jovens que fazem parte da nossa história salesiana e são para nós um exemplo a seguir.