Notícias

Homenagem a D. Bosco, problemática vocacional

BS Hoje | jan 13, 2020

São João Bosco, no percurso até à sua ordenação sacerdotal, enfrentou inúmeras dificuldades, nomeadamente algumas dúvidas na sua vocação. O episódio é contado nas páginas de “São João Bosco Ilustrado”.

homenagem-a-dom-bosco-3

«Terminados os estudos em Castelnuovo d’Asti, João Bosco vai para Chieri estudar. Tem agora 16 anos. É o mais velho entre os colegas. Nos dois primeiros anos, João vivia em casa da viúva Lucia Matta, pagando renda de 21 liras. Ajudava nos afazeres da casa e o filho de Dona Lucia nos estudos. Passou depois a viver e a trabalhar no Café Pianta do Senhor Giovanni Pianta, irmão de Dona Lucia.João aplicava-se muito nos estudos. Muitas noites foram passadas em claro a estudar. Durante o dia ajudava no serviço, a troco de hospedagem, num espaço esconso dentro do próprio café.Terminados os estudos, João faz exame de entrada no Convento dos Franciscanos e é admitido. Tem agora 19 anos e não está seguro do passo que vai dar. Gostava de poder estudar no seminário, mas não tem forma de suportar as despesas...»

Com textos da autoria da Irmã Ana Carvalho, FMA, ilustrados por Nuno Quaresma, “São João Bosco Ilustrado” é o resultado da recolha de várias histórias da vida do fundador dos Salesianos, desde a infância na pequena aldeia dos Becchi até à ordenação sacerdotal. Ao longo de mais de 100 páginas, a obra acompanha Dom Bosco, Mãe Margarida e outras personagens importantes nas alegrias, dificuldades e aventuras que transformaram o jovem João Bosco, menino do campo, no fundador de uma obra a favor das crianças e dos mais desfavorecidos, hoje presente em 132 países.

O livro destina-se a todas as idades e está disponível nas secretarias das escolas salesianas com um preço especial e nas Livrarias Salesianas de Évora, Lisboa e Porto, e também on-line. O livro é uma edição em capa dura, impresso em papel 100% reciclado. 



saojoaoboscoilustrado-capa

saojoaoboscoilustrado-becchi

saojoaoboscoilustrado-domingos-savio