Conselho Geral


Vigário do Reitor-Mor: Pe. Francesco Cereda

O Vigário é o primeiro colaborador do Reitor-Mor no governo da Sociedade e tem os poderes vicariais ordinários. Cumpre os deveres do Reitor-Mor quando ausente ou por impedimento. A ele é confiado particularmente o cuidado da vida e disciplina religiosa. Tem a tarefa de animar a Congregação no campo da Família Salesiana. De acordo com o Artigo 5 das Constituições promove a comunhão dos diferentes grupos, respeitando a sua especificidade e autonomia. Também orienta e auxilia as Províncias no seu desenvolvimento no território, de acordo com os respectivos estatutos, a Associação dos Cooperadores Salesianos e o movimento de Antigos Alunos Salesianos. (Artigo 134 das Constituições).

Conselheiro para a Formação: Pe. Ivo Coelho

O Conselheiro para a Formação tem a tarefa de promover a formação integral e permanente dos membros da Sociedade. Segue de forma especialmente atenta a formação inicial nas suas várias fases, o conteúdo, organização, método formativo e as estruturas que garantam o crescimento das vocações salesianas.

Conselheiro para a Pastoral Juvenil: Pe. Fabio Attard

O Conselheiro para a Pastoral Juvenil anima e dirige a acção educativa apostólica salesiana nas suas várias expressões, garantindo que esta se orienta prioritariamente para a juventude e se inspira no Sistema Preventivo.
Auxilia as províncias no desenvolvimento dos seus projetos e compromissos pastorais, em fidelidade ao espírito de Dom Bosco, respondendo às necessidades específicas dos tempos e dos lugares. (Artigo 136 das Constituições)

Ecónomo-geral: Irmão Jean Paul Muller

O Ecónomo Geral administra os bens que não pertencem a uma província ou casa particular, mas a toda a Sociedade. Coordena e controla o governo das Províncias, para que a sua gestão responda à exigência de pobreza religiosa ao serviço da missão salesiana.
Garante que são observadas as normas necessárias para a correcta administração das obras. (Artigo 139 da Constituição)

Secretário-geral: P. Marian Stempel

Ao serviço do Reitor-Mor e do seu Conselho trabalha com funções notariais o Secretário-Geral. Intervém, sem direito a voto, nas reuniões do Conselho e redige as actas.
É responsável pelos escritórios da Secretaria-Geral e pelo Arquivo Central da Sociedade. É nomeado pelo Reitor-Mor com o consenso do seu Conselho e permanece no cargo ad nutum. (Artigo 144 das Constituições).

Conselheiro para a Comunicação Social: Pe. Filiberto Gonzalez

O Conselheiro para a Comunicação Social tem a tarefa de animar a Congregação nesta área. Promove a acção salesiana no campo da comunicação social e coordena em particular, a nível mundial, as estruturas geridas pela Congregação nesta área. (Artigo 137 das Constituições)

Conselheiro para as Missões: Pe. Guillermo Basañes

O Conselheiro para as Missões promove em toda a Sociedade o espírito e o compromisso missionário.
Coordena e orienta a acção das missões para que respondam com o estilo salesiano às necessidades urgentes da população evenagelizada. É também o seu dever garantir a preparação e a atualização específica missionários. (Artigo 138 das Constituições)

Conselheiros Regionais


Os Conselheiros Regionais do Reitor-Mor promovem a relação mais directa entre as Províncias e o Reitor-Mor e o seu Conselho.
Cuidam dos interesses das Províncias que lhes foram confiadas. Promovem no Conselho Geral o conhecimento das realidades locais em que se desenvolve a acção da Sociedade. (Artigo 140 das Constituições)

Mediterrâneo:

P. Stefano Martoglio

Europa Centro-Norte:

P. Tadeusz Rozmus

África - Madagáscar: 

P. Américo Chaquisse

Inter-América: 

P. Timothy Ploch

América Latina, Cone Sul: 

P. Natale Vitali

Ásia Este - Oceânia:

P. Václav Klement

Ásia Sul:

P. Maria Arokiam Kanaga